segunda-feira, 16 de maio de 2011

"O QUE É RETINOBLASTOMA????"


Retinoblastoma é um tumor ocular originário das células da retina (membrana ocular sensível à luz). Trata-se do mais comum tumor ocular na infância e pode ter caráter hereditário, o que ocorre em 10% dos casos.
O retinoblastoma pode acometer um ou ambos os olhos e é bastante agressivo, podendo invadir o nervo óptico e o sistema nervoso central, sendo, nestes casos, fatal. Pode, ainda, determinar metástases (transferência da afecção para outras partes do organismo, dando origem a tumores secundários). Por este motivo a doença deve ser diagnosticada o quanto antes.
A doença pode estar presente já ao nascimento e, geralmente, acomete crianças na fase pré-verbal até os dois anos e meio de idade, por isso é fundamental que pais e pediatras estejam atentos para qualquer sinal. Segundo estudos, o retinoblastoma atinge crianças de ambos os sexos e de todas as raças.
Quando diagnosticado em tempo, o retinoblastoma é curável e a visão da criança pode ser preservada. Quanto mais tardiamente for detectado, no entanto, menores as chances de um resultado favorável.









Dia 27 de Novembro  é o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer, para conscientização da população sobre os diversos canceres, como o retinoblastoma, o tumor ocular mais comum na infância.A incidência de retinoblastoma no Brasil varia de 21 a 27 casos por milhão, sendo que 50% dos casos são identificados tardiamente, reduzindo as chances de cura. Até o fim de 2010, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de nove mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes.
O Teste do Reflexo Vermelho, o famoso Teste do Olhinho, realizado pelos médicos nos primeiros dias de vida da criança na Maternidade, é um dos exames que pode diagnosticar a doença precocemente. 

Um comentário:

  1. Esse reflexo aparece em todas as fotocomposições flash ou pode aparecer só em algumas??

    ResponderExcluir